terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dentinhos sãos para um sorriso fantástico =)



Eu tenho "pancada por dentes", muito devido ao facto de os ter partido ainda em pequena e como tal ter compósito a fazer o lugar de grande parte do dente. O compósito é um espectáculo, super natural, mas tem um defeito enorme, ou seja, tem de ser trocado de x em x tempo por fica manchado, amarelado....
Como tal, sou incapaz de sair de casa sem a escova e o dentífrico atrás, isso quando não levo também o fio dentário e o líquido para bochechar =)
...Pronto já sei, sofro de paranóia mesmo...

Resumindo: Adoro dentinhos branquinhos, lindinhos e uma boquinha com hálito fresquinho, o que apenas se consegue com uma boa higienização dentária. A questão é : Vocês praticam uma boa higiene dentária?

Vamos saber como consegui-la para que todos possamos sorrir e falar pertinho dos outros sem qualquer tipo de complexo =)
* Quando acabamos de comer, escovam-se os dentes. Os alimentos começam a detiorar-se 15minutos após a refeição, altura em que as bactérias começam a atacar, pelo que devemos escová-los logo.

* A higienização deve ser feita correctamente. Primeiro passa-se o fio dentário para retirar os pedaços maiores de comida, em seguida escovam-se os dentes, de trás para a frente, de cima para baixo em movimentos circulares e com a escova a fazer uma ligeira inclinação para a gengiva, afinal é nesse espaçinho que mais restos se acumulam. A língua deve ser sempre limpa, pois a falta da sua limpeza é responsável por 50% dos casos de mau hálito, para limpá-la usem as cerdas da escova ou a parte de trás que agora se vê em tantas escovas.

* As escovas apenas duram cerca de 3 meses, pelo que deve ser trocada com frequência.
Também não se deve imprimir muita força no seu uso, porque para além de estragar a escova mais rápido, também pode provocar um desgastamento prematuro do esmalte dentário.

* Bastam 3 escovagens diárias para uma boa higienização oral, após as refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar), mais do que isso já é em exagero para além de poder provocar outros quadros clínicos menos bem-vindos. A escovagem mais importante é a que se faz antes de deitar, pois durante o sono, o sistema imunitário está mais relaxado e as bactérias atacam mais, por isso já sabes... Quando chegar a hora de dormir : Lavar os dentinhos, xixi e cama (foi assim que a mamã me ensinou) =P

Se cumprirmos com estes passos tão simples, teremos um sorriso mais bonito e acima de tudo mais saudável, e como a ida ao dentista ainda sai carota e bem ou mal, minha gente, estamos em crise , há-que poupar e preservar, que dentinhos só temos estes e os falsos não saem nada baratos.
Quero ver sorrisos lindos, os verdadeiros sorrisos Pepsodent (sem querer publicitar a marca que ainda não ganho para os ajudar ;o)

Sorrisão Lindo =)
KISS*KISS*

Sem comentários: